Kelinha

Registrado em: 13 Jul 2006 Mensagens: 4852
|
Colocada: Ter Ago 21, 2007 9:45 pm Assunto: Torres Novas: INEM suspendeu operadora e iniciou 2 processos |
|
|
O INEM suspendeu uma operadora e abriu dois processos de averiguações, na sequência da morte de duas pessoas em Maio em Torres Novas e das recomendações da Inspecção-Geral de Actividades em Saúde, que apontou «erros» no processo.
Um resumo do relatório da Inspecção-Geral das Actividades em Saúde indicou um «acumular de erros» na assistência de emergência realizada em Maio último, indicando que o INEM fez uma deficiente avaliação da gravidade do caso, confundiu a localização das vÃtimas e aconselhou um meio de socorro inadequado.
O documento refere ainda que apesar do «esforço louvável» dos bombeiros locais, estes deveriam ter contactado o Centro de Orientação de Doentes Urgentes de Lisboa e Vale do Tejo (CODU LVT) com a informação de que as duas vÃtimas estavam em paragem cardio-respiratória.
Nas recomendações, a IGAS (antiga Inspecção-Geral de Saúde) sublinha a necessidade de um maior investimento nas triagens do CODU e de novas triagens/avaliações.
Quanto ao sistema informático utilizado para a localização das chamadas, «o mesmo revela-se manifestamente deficitário».
«Tratando-se de uma situação em que houve um encadeamento e um acumular de erros» e depois do INEM ter conduzido um processo interno, esta entidade deverá desencadear os «mecanismos adequados à aplicação de eventuais sanções também a alguns dos demais intervenientes, designadamente um Auxiliar de Telecomunicações de Emergência de 2ª classe, um Técnico Operador de Telecomunicações de Emergência e ao Médico Regulador», conclui a IGAS.
Do processo interno do INEM resultou a suspensão por cinco dias da operadora que iniciou o processo de socorro e depois de conhecer as recomendações da IGAS foram abertos dois processos de averiguação, ainda a decorrer.
Quanto à identificação da localização de chamadas, o INEM explica numa nota apensa ao processo a que a Lusa teve acesso que à data dos acontecimentos ainda não se encontrava em funcionamento, mas está agora em implementação e testes finais.
Este caso envolveu dois homens, pai e filho, da Lamarosa, com os bombeiros a receberem uma chamada às 21:42, de uma senhora, que se identificou como vizinha, dando conta de que já tinha ligado há cerca de meia hora para o número telefónico de emergência 112.
Fonte DiárioDigital
|
|
Google AdSense

Posto: Bombeiro de 3ª / Enfermeiro
Corpo de Bombeiro: Bombeiros Voluntários da Mealhada
|
Colocada: Ter Ago 21, 2007 9:45 pm Assunto: Click Aqui para Ajudar O site |
|
|
Cursos: Técnicas de Socorrismo / Salvamento e Desencarceramento
|
|
Luis C.

Sexo:  Registrado em: 18 Nov 2006 Mensagens: 98
Posto: Motorista / Bombeiro de 3ª
|
Colocada: Qua Ago 22, 2007 8:17 pm Assunto: |
|
|
E os outros operadores que diariamente fazem o mesmo. Meus senhores o problema não está nos operadores, estão nas ordens e procedimentos instaurados. Agora a operadora é um bode espiatório , porque as ordens continuam a ser as mesmas. Volto a referir, mudem os procedimentos e o CODU e as suas triagens melhoram de certeza. Essas mudanças são necessárias pois são vidas que estão em jogo.
_________________ O lema está em nós..........
Cursos: Tripulante de Ambulância de Transporte
|
|